IA da PM de SP supera 1 Milhão de atendimentos e revoluciona 190

A inteligência artificial está transformando a segurança pública em São Paulo. Em pouco mais de um ano, o sistema de IA da Polícia Militar, apelidado de "Mike”, já superou a marca de 1 milhão de atendimentos via telefone 190 .

INTELIGÊNCIA ARTIFICIALTECNOLOGIA

Por: Emerson Tchalian (@tchalian.tv) - Redação InfoDot

6/30/20252 min read

A explicação para o nome vem do termo "Papa Mike", uma forma de se referir à Polícia Militar (PM), especialmente na linguagem de rádio comunicação. A expressão é inspirada no alfabeto fonético, onde "P" é pronunciado como "Papa" e "M" como "Mike".

Desenvolvida pelo Centro de Operações da PM (Copom), essa ferramenta tecnológica otimiza o serviço e libera atendentes humanos para ocorrências mais críticas.

O "Mike" atua exclusivamente no despacho automatizado de chamados de perturbação do sossego , como reclamações de barulho. Ao direcionar essas ligações para o canal automatizado, a PM consegue desafogar a linha de emergência, permitindo que os policiais se concentrem em situações de maior risco e complexidade.

O coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Copom, destaca os resultados positivos. "O redirecionamento das ocorrências de barulho para o 'Mike' trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência. Elas são atendidas com priorização dos casos críticos e consequente aumento da efetividade do serviço", afirma.

Além de liberar os atendentes, o "Mike" oferece um atendimento simultâneo de até 300 chamados de perturbação, funcionando 24 horas por dia. Isso praticamente eliminou as desistências por longas esperas e aprimorou a qualidade das análises estatísticas e operacionais do Copom.

O Copom atendeu mais 30 mil ligações de emergência por dia em 2024 na capital paulista e na região metropolitana.

Como funciona o atendimento?

O atendente do 190 recebe a ligação e, ao identificar que se trata de uma demanda de perturbação de sossego, transfere o chamado para o assistente virtual. O “Mike” realiza as perguntas de praxe para identificar o endereço da vítima, o motivo da ligação e o resumo da ocorrência.

As respostas são registradas no Sistema de Informações Operacionais da PM e geram uma ocorrência, da mesma forma que um atendente humano faria, entrando na fila de ocorrências para despacho para as viaturas.

Próximos Passos: Mais Tecnologia a Serviço do Cidadão

Já estão em estudo novos aprimoramentos para o "Mike", incluindo um protocolo que permitirá ao cidadão usar a ocorrência registrada como base para ações judiciais ou solicitações junto ao poder público municipal. Essa funcionalidade vai gerar um número de protocolo, facilitando a notificação e o acompanhamento de problemas.

A iniciativa da PM de São Paulo é um exemplo claro de como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser aliadas estratégicas para otimizar serviços essenciais e melhorar a vida do cidadão.

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