EUA aprovam colírio que melhora visão por até 10 horas para tratar "vista cansada"

O colírio, que recebeu aval da Food and Drug Administration (FDA), promete alívio para a vista turva

MERCADOTECNOLOGIASAÚDE

Por Redação InfoDot

8/18/20252 min read

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, aprovou o colírio VIZZ, desenvolvido pela biofarmacêutica LENZ Therapeutics, para o tratamento da presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”.

De uso diário, o medicamento proporciona até 10 horas de melhora na visão para perto. Seu efeito ocorre por meio da contração suave da pupila, graças à formulação com aceclidina 1,44%, criando o chamado efeito pinhole, semelhante ao fechamento do diafragma de uma câmera fotográfica, que ajuda os olhos a focarem objetos próximos com mais nitidez.

A presbiopia é a perda inevitável da visão de perto associada ao envelhecimento. Ela afeta a vida diária de quase todas as pessoas com mais de 45 anos. À medida que as pessoas envelhecem, o cristalino dos olhos endurece gradualmente e se torna menos capaz de mudar de forma. Essa perda de elasticidade da lente reduz a capacidade da lente de focar a luz incidente de objetos próximos na retina”, explica a farmacêutica.

Segundo a LENZ Therapeutics, o VIZZ não afeta de forma significativa os músculos responsáveis pelo foco, o que evita embaçar a visão à distância ou provocar miopia, problemas que podem ocorrer com outros colírios usados até hoje.

Atualmente, os métodos mais comuns para lidar com a “vista cansada” incluem óculos de leitura, lentes de contato multifocais e cirurgias corretivas.

Estudos e segurança

A aprovação do FDA foi baseada em três estudos de Fase II, randomizados, duplo-cegos e controlados.

  • CLARITY 1 e CLARITY 2: reuniram 466 pacientes acompanhados por 42 dias.

  • CLARITY 3: incluiu 217 participantes monitorados por seis meses.

Os efeitos colaterais observados foram, em sua maioria, temporários e leves:

  • Irritação ocular no momento da aplicação (cerca de 20% dos casos)

  • Visão ligeiramente turva (16%)

  • Dor de cabeça (13%)

  • Vermelhidão nos olhos (8%)

Com a aprovação, o VIZZ se junta a um pequeno grupo de tratamentos farmacológicos para presbiopia, oferecendo aos pacientes uma alternativa não invasiva para melhorar a visão de perto.

Leia mais...